Equidade salarial: saiba o que é e seus benefícios para as empresas

23/08/2022

Quando falamos em equidade salarial, estamos nos referindo, basicamente, a salários iguais para todas as pessoas colaboradoras que exerçam a mesma função dentro das empresas. O tema vem sendo muito discutido, pois, na prática, ainda existe muita divergência salarial.

A boa notícia é que na intenção de mudar esse cenário, diversas empresas estão adotando estratégias e políticas de equidade para proporcionar salários mais justos para todas as pessoas das equipes.

Diante de tamanha importância deste tema, vamos conversar um pouco sobre o assunto? Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é a equidade salarial e quais os benefícios dela para as empresas. Confira a seguir!

Entenda o conceito de equidade salarial

Equidade salarial é o pagamento de remuneração igual para todas as pessoas que atuam no mesmo cargo. Isso quer dizer que, se as mesmas pessoas colaboradoras realizam as mesmas tarefas, os valores recebidos devem ser os mesmos.

No entanto, mesmo com os artigos 460 e 461 da Lei nº 15.542/1943 que dispõe que funções idênticas no mesmo local de trabalho equivalem aos mesmos valores, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade, o assunto ainda gera muitas discussões.

Um exemplo disso é a pesquisa do IBGE apontou que pessoas brancas ganham 72% a mais do que pessoas pardas e negras, por exemplo.

Benefícios que a equidade salarial promove para empresas

Uma coisa é certa: empresas que praticam a equidade salarial apresentam relações mais transparentes com toda a equipe, proporcionando um ambiente com pessoas colaboradoras mais evoluídas na carreira e valorizadas com salários justos.

Podemos destacar, ainda, os seguintes benefícios:

Evita a insatisfação

A partir do momento que há uma equidade salarial, são notórios a satisfação da equipe e o aumento de produtividade nos projetos. Isso pode ser explicado pela Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

Esta teoria defende que a satisfação das pessoas colaboradoras das empresas depende de fatores motivacionais (por exemplo, tipo de trabalho, responsabilidade, progresso etc.). Já a insatisfação depende de fatores higiênicos (como condições de trabalho, benefícios sociais, administração da empresa etc.).

Assim, o salário é considerado um fator higiênico, e sua equidade evita a insatisfação dessas pessoas.

Melhora a imagem da empresa

Empresas que tratam a equipe de maneira igualitária conseguem fortalecer sua imagem perante o mercado. Isso possibilita atrair pessoas investidoras e reter quem já faz parte da instituição.

Auxilia na retenção de talentos

Quando uma empresa discrimina as pessoas colaboradoras que ali atuam com salários diferentes em cargos iguais, é enorme a chance de ocorrer o sentimento de discriminação e desvalorização. Mas, se existe equidade, isso muda, e todas elas passam a se sentirem respeitadas e iguais no ambiente de trabalho.

Conquista Certificação de Igualdade de Salário

A chamada Certificação Equal Pay foi criada pela Universidade de Genebra (Suíça) como uma forma de diminuir a diferença salarial, fazendo com que as empresas apliquem a equidade. O processo para receber o certificado é dividido em fases, tudo para garantir que as práticas adotadas estejam corretas.

Só são reconhecidas instituições que apresentam uma diferença salarial média igual ou inferior a 5%.

É hora de adotar políticas de equidade salarial!

São muitas as formas de aplicar as políticas de equidade salarial na sua empresa. Uma delas é ter planos de cargos e salários, sempre baseados na equidade. Além disso, é possível seguir algumas iniciativas, como:

  • Estabelecer e incentivar a sensibilidade à igualdade de gênero, focando o alto nível de excelência.

  • Descrever todos os cargos e todas as funções.

  • Realizar pesquisas salariais internas.

  • Tratar todas as pessoas colaboradoras da mesma forma, respeitando e apoiando questões relacionadas aos direitos humanos e não discriminatórios.

  • Promover e incentivar a educação, com base em treinamento e auxílios para o desenvolvimento profissional das mulheres.

  • Manter um equilíbrio financeiro.

  • Apresentar os progressos da empresa com foco na promoção de igualdade, sempre documentando e publicando o que vem sendo feito.

  • Realizar avaliação completa da concorrência.

  • Apoiar o empreendedorismo feminino, com políticas e diretrizes de empoderamento das mulheres, baseado em ações de marketing e comunicação.


É fundamental que a empresa adote táticas gradualmente, com planejamento e calma. Vale lembrar que compartilhar os resultados com toda a equipe é uma forma de promover ainda mais engajamento de todas as pessoas em prol de benefícios.

Com tanta informação, é possível compreender que a equidade salarial precisa ser mais falada e existir de forma concreta nas empresas. É um assunto atual que promete se destacar cada vez mais no mercado.

Tenha uma equipe qualificada para auxiliar no processo de adoção de equidade salarial. Aqui, na ImpulsoBeta, temos a missão de potencializar seus negócios através da diversidade, equidade e inclusão.

Aproveite e conheça nossa metodologia!