O que podemos esperar sobre a diversidade nas empresas em 2023?

23/01/2023

Mais um ano se inicia e, com ele, várias empresas se preparam para conquistar resultados ainda melhores. Mas, para isso acontecer, é preciso ter uma equipe com pensamentos modernos e adequados para o mundo ágil.

Com a diversidade, é possível ter uma ampla visão de novos conceitos. Adotá-la é multiplicar as oportunidades e as habilidades que promovem empatia, inteligência emocional e compreensão.

Continue a leitura e conheça as expectativas sobre a diversidade para este ano!

A diversidade pode fazer parte de 90% das empresas ainda em 2023

A diversidade nas empresas está cada vez mais forte e no radar das lideranças. Com isso, aproximadamente 90% das organizações pretendem incluir a diversidade ainda em 2023 - um grande salto se compararmos com o percentual de 49% há apenas seis anos. É o que revela um estudo realizado pela consultoria Willis Towers Watson.

Essas empresas estão atentas aos chamados indicadores de diversidade, visando ao desenvolvimento de projetos diversos na organização, sempre com foco na diversidade, na equidade e na inclusão das pessoas colaboradoras.

Ao tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, respeitando as diferenças entre seus colaboradores e garantindo que haja equidade, e que todos possam crescer considerando suas particularidades, aumenta a satisfação dos colaboradores.

Uma coisa é certa: avanços ocorrem, e as empresas só vão conseguir se transformar baseando-se nessa segmentação se tiverem maturidade e estruturas para lidar com temas importantes, como a equidade racial, de gênero, LGBTQIAP+ e dos demais grupos minoritários.

Mudanças na força de trabalho irão promover diversidade, equidade e inclusão

A diversidade, equidade e inclusão são assuntos que permanecerão no topo em 2023, isso porque as equipes se preocupam com iniciativas relevantes sobre o tema.

De fato, uma pesquisa feita em maio pelo Indeed com mais de 800 trabalhadores brasileiros, mostrou que 68% dos entrevistados acreditam que suas companhias poderiam ser mais inclusivas. Segundo a mesma, 56% das pessoas que foram entrevistadas, demonstraram a intenção de mudar de emprego devio a discriminação e assedios sofridos ou presenciados pelos proprios colegas de trabalho.

Promover essas políticas potencializa a capacidade de inovação e cooperação na empresa. Portanto, aposte em uma equipe dedicada à diversidade e que queira promovê-la.

As pessoas podem analisar a situação e apresentar iniciativas focadas em ambientes inclusivos. Lembre-se sempre de contar com representantes de todos os cargos, áreas e formações, assim é possível ter uma equipe bem diversa e inclusiva.

Assuntos que devem continuar sendo abordados nos próximos anos

Falar sobre diversidade nos ambientes organizacionais faz com que o local seja mais saudável para se trabalhar, além de incentivar trocas de experiências entre os mais variados perfis profissionais.

Além disso, é um ponto fundamental para garantir um aumento de produtividade e motivação das pessoas colaboradoras, pontos esses capazes de tornar a organização mais competitiva em relação aos seus concorrentes.

A seguir, veja alguns temas que devem ser abordados nas empresas não só em 2023, mas em todos os anos.

Mais mulheres na liderança

A liderança feminina é fundamental para melhorar a distribuição de renda, combater o preconceito e também atingir a chamada equidade de gênero.

Com isso, a desigualdade de gênero, bem como as posturas discriminatórias e ofensivas devem ser banidas. Quase metade das empresas do mundo estabeleceu em 2022 um ano para trazer mais mulheres para o topo. Assim, 2023 pode ser o ano da liderança feminina.

Equidade de gênero nas empresas

Promover a equidade de gênero é apoiar e promover valores, princípios, respeitos e representatividade. O mercado de trabalho deve considerar as pessoas pelas suas competências, valorizando a individualidade e entendendo seu potencial.

Salários iguais e ocupação de cargos de gestão por ambos os sexos necessitam estar presentes nas empresas.

Pessoas com deficiência e o mundo corporativo

Pessoas com deficiência devem fazer parte do quadro de funcionários. O potencial de produtividade desses indivíduos pode ser igual ou até superior ao das demais pessoas colaboradores.

Espera-se um ano em que as ações sejam mais fortes, garantindo que as pessoas sejam acolhidas, sem discriminação ou preconceitos no mercado de trabalho.

Importância da inclusão das pessoas LGBTQIAP+ no mercado de trabalho

Incluir o público LGBTQIAP+ no mercado de trabalho reflete uma consciência, empatia e alinhamento dos negócios com um dos temas mais relevantes e urgentes do mundo.

O ato de incluí-las promove ainda transformações significativas, fazendo com que a empresa seja vista como referência no mercado, na concorrência e na sociedade.

Ademais, é fundamental estar sempre por dentro das novidades e se manter atualizado. Só assim será possível ter uma empresa com pessoas que pensam em um futuro diverso.

Acreditamos que alguns elementos são essenciais para transformar a sua organização mais inclusa. Já pensou em apoiar a diversidade, equidade e inclusão na sua empresa?

Não deixe de bater um papo conosco para conhecer as metodologias de diversidade que temos para a sua empresa.


Fale com nossos especialistas em diversidade!